Notícias
icone do titulo
22.01.2014
Eleitor tem at 7 de maio para tirar ou transferir o ttulo

O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no próximo dia 7 de maio. Para resolver a pendência, é preciso procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 5 de outubro de 2014.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, para agilizar o atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário precisa comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Inicialmente, estarão disponíveis quatro locais para para que a população se cadastre: a Central de Atendimento ao Eleitor, no Forte das Cinco Pontas (Centro do Recife); o Cartório do Arruda (Zona Norte); o Cartório de Areias (Zona Oeste); e o posto de atendimento do Shopping Rio Mar (Zona Sul). A expectativa é que o prazo de recadastramento se estenda até abril de 2014. Os eleitores poderão fazer o agendamento do cadastro pelo telefone do TRE (3205-9400).

Para transferir o título de eleitor nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão precisa comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.

Várias pessoas já estão com título eleitoral renovado com a identificação biométrica. O processo de migração é muito fácil, rápido e sem burocracia. O Tribunal Regional Eleitoral montou uma superestrutura na sua sede da Avenida Rui Barbosa, nas Graças, para recadastrar o eleitorado da capital.

Vários guichês estão funcionando nos dois expedientes com um grande número de atendentes. Se você não fez ainda o seu recadastramento, uma dica: nem precisa marcar pela internet ou pelo telefone. Basta chegar lá e se dirigir ao pessoal contratado para a tarefa que será muito bem atendido.

Leve identidade, título eleitoral e comprovante de residência. E tire da sua cabeça a preocupação de ter que enfrentar fila. Por enquanto o atendimento está sendo bem rápido, mas se deixar para última hora você já sabe como será... portanto, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

 

Quem faz o recadastramento para o sistema biométrico sai de lá com o novo título, inclusive plastificado, porque o TRE permitiu a instalação de um boxe volante que cobra apenas R$ 2,00 pela plastificação.

Rua do Veras, Nº 69 - Boa Vista - CEP 50060-190 Recife/PE | Fone: (81) 3231.7853 | Fax: (81) 3221.1688 | sinteepe@gmail.com