Notícias
icone do titulo
10.11.2014
Novembro Azul

 

Depois do Outubro Rosa, é a hora do Novembro Azul! A campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Urologia, surgiu para conscientizar os homens brasileiros sobre a necessidade do exame de próstata. O câncer na região é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade.

Urologia

As informações contidas nesta página são orientações gerais. Elas nunca devem substituir as especificações feitas pelo médico para o seu caso.

1.      A partir de que idade os homens devem fazer exames preventivos de câncer de próstata e qual é a periodicidade indicada?

Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade.

2.      Todos os homens estão vulneráveis a desenvolver o câncer de próstata?

Infelizmente, o câncer de próstata pode atingir qualquer homem. Porém, as estatísticas indicam que os negros são mais vulneráveis ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Por isso, eles devem fazer exames anuais a partir dos 45 anos de idade.

3.      Quais são os exames preventivos do câncer de próstata?

Toque retal e Antígeno Prostático Específico (PSA, por sua sigla em inglês) e ultra-sonografia transretal (nos casos suspeitos).

4.      O câncer de próstata tem cura?

Sim, especialmente os que forem diagnosticados precocemente, ou seja, aqueles localizados dentro da próstata.

5.      Qual é o tratamento indicado para o câncer de próstata detectado precocemente?

O procedimento mais empregado é a cirurgia radical (prostatectomia, extração, radical), com índice de cura de 96%; a braquiterapia (irradiação interstical da próstata) chega a atingir 76% de cura, enquanto as tele-irradiações (de fora para dentro) atingem de 70 a 80% de sucesso.

6.      Quais são os tipos de tratamentos possíveis nos diagnósticos tardios?

É possível realizar um tratamento paliativo, sem a finalidade curativa, mas que pode manter o câncer inativo por até mais de 20 anos. Nesses casos, é adotada a hormonioterapia, na qual os hormônios femininos passam a ter a finalidade de bloquear a atividade da célula prostática. Há casos, porém, em que o tumor torna-se insensível à hormonioterapia e lançamos mão de outras maneiras de atuação, como, por exemplo, a quimioterapia de re-sensibilização hormonal e as radioterapias localizadas.

7.      Há como se prevenir do câncer de próstata?

A melhor prevenção é fazer os exames anuais.

8.      É possível prevenir o câncer por meio da alimentação?

A melhor prevenção é fazer os exames anuais e, com eles, detectar precocemente o câncer de próstata, mas algumas estatísticas mostram que determinados alimentos possuem uma certa capacidade protetora contra a doença, como tomate e frutas em geral. Uma alimentação saudável - sem gorduras - e equilibrada também é aconselhável.

9.      O câncer de próstata causa impotência? >

Os tratamentos empregados nos casos de câncer de próstata podem levar à impotência masculina e sua incidência é proporcional à idade do paciente. Nos indivíduos com 40 anos, a probabilidade é de 6%; nos de 70, cerca de 70%.

10.  É possível reverter o quadro de impotência nos pacientes submetidos ao tratamento do câncer de próstata?

A impotência propriamente dita só é aceita definitivamente após um ano da cirurgia, pois o retorno da atividade sexual costuma desenvolver-se ao longo deste período, nos indivíduos em que foi possível a preservação dos nervos erigentes.

Rua do Veras, Nº 69 - Boa Vista - CEP 50060-190 Recife/PE | Fone: (81) 3231.7853 | Fax: (81) 3221.1688 | sinteepe@gmail.com